Coordenador : Glayci Kelli Reis da Silva Xavier
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390527.2206.327896.02032023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de Graduação e Pós-Graduação em Letras e áreas afins, da UFF e de outras instituições, pesquisadores da área, professores da educação básica e do nível superior. O alcance, por se tratar de site, é incalculável. Nosso curso de extensão na modalidade remota teve quase 400 inscritos.
Local de atuação: Por se tratarem de vídeos, o local é virtual. Os vídeos serão hospedados no site do Grupo de Pesquisa, com domínio vinculado à UFF.
Objetivo
Geral: Divulgar conceitos e temas da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso com base em definições explicadas, em vídeos curtos, pelos professores e alunos da instituição, assim como por convidados. Específicos: ✔ Divulgar conceitos e temas relativos à Semiolinguística por meio de linguagem simples, como contribuição para a popularização da ciência. ✔ Fornecer subsídios teóricos relativos à Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. ✔ Estimular o gosto pela pesquisa e pelos estudos em constante atualização. ✔ Promover e estimular discussões sobre questões pertinentes ao ensino de Língua Portuguesa e de Literatura sob o ponto de vista da Semiolinguística.
Resumo
O projeto de extensão CURTA SEMIOLINGUÍSTICA! consiste na elaboração e gravação de vídeos curtos, de cinco a dez minutos, acerca de conceitos e/ou temas desenvolvidos com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, para serem publicados no site semiolinguística.uff.br com o intuito de divulgação da ciência. Os vídeos serão protagonizados por professores da UFF, assim como por pesquisadores atuantes no Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, Fruição e Ensino/UFF/CNPq (GPS-LEIFEN), além de convidados, sobretudo, parceiros do grupo. Considerando-se a repercussão que a Semiolinguística tem alcançado em função não só das pesquisas desenvolvidas na UFF e no Brasil, mas também dos cursos de extensão oferecidos pelo grupo da UFF (em 2019, 2020 e 2021) e das publicações de autoria de pesquisadores do GPS-LEIFEN (incluindo livros publicados pela EdUFF e Semiolinguística aplicada ao ensino, publicada pela Editora Contexto), acredita-se que um projeto que ofereça definições e explicações por meio de vídeos curtos publicados no site semiolinguistica.uff.br possa servir como incentivador de estudos relacionados à teoria e como recurso de divulgação da ciência, principalmente aquela direcionada ao estudo da linguagem e que pode ser aplicada ao ensino.